Igarapé, 24 de abril de 2017

Prefeitura Municipal de Igarapé

Você sabia?
Imprimir Email

Meio Ambiente

Prefeitura lança projeto de conservação das águas

por Assessoria de Comunicação

25/04/2014 17:11

“Não adianta pensarmos em um futuro melhor, se não iniciarmos ações sustentáveis hoje”. Foi com essa frase que o prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra, Kalu, iniciou seu  pronunciamento durante o lançamento do programa Guardião dos Igarapés, na manhã desta quinta-feira (24), no Sítio Choupana, bairro São Francisco. O prefeito se referiu à iniciativa da Prefeitura, apresentada a produtores rurais,  empresários, ambientalistas, representantes de autarquias e associações ligadas ao Meio Ambiente, imprensa, secretários e vereadores, que pretende, por meio de suas ações, melhorar a qualidade e aumentar a produção de água no município. O evento tinha o objetivo de apresentar o projeto e também buscar parcerias. Na ocasião, também foi assinado o convênio com a fundação que vai prestar consultoria a Igarapé para a  implantação do programa.

 

Kalu falou, de forma otimista, sobre a grandiosidade do programa e da importância da sua continuidade. “O trabalho começa agora, mas o resultado virá a longo prazo. Assim como as escolas, as unidades de saúde, as praças que construímos vão ficar, o programa e seus efeitos também vão. Esperamos que ele seja contínuo, afinal, nós abastecemos mais de um milhão de pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e estamos iniciando essas ações para que não tenhamos problemas com falta de água daqui há alguns anos”. O prefeito ainda falou da satisfação em estra realizando esse trabalho no município. “Igarapé, em tupi guarani, significa caminho das águas. Nossa cidade tem esse legado até no nome, nada mais justo que prestar essa homenagem, com o Guardião dos Igarapés”.

 

Programa – O Guardião dos Igarapés é um programa de conservação de águas que visa promover, em conjunto com os proprietários rurais, a gestão ambiental de suas terras. O objetivo é recuperar e preservar os sistemas naturais geradores de água, tais como topos de morros, matas ciliares, áreas brejadas e nascentes. O projeto piloto será implantado na micro bacia do Córrego Batatal, que faz parte da bacia do Córrego Estiva, um dos principais contribuintes do Sistema Serra Azul.

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cléber Lúcio da Silva, após a realização de todas as etapas do programa, o proprietário passa a receber uma quantia em dinheiro pela prestação de serviços ambientais. “É desenvolvido e aplicado um projeto de gestão ambiental nas áreas que deverão ser preservadas. Como resultado, temos o aumento da quantidade e da qualidade das águas daquela nascente. Sendo assim, a exemplo do produtor rural, o proprietário passa a ser um produtor de água e vai ser devidamente remunerado por esse serviço prestado à sociedade”, explica.

 

Já a bióloga Cíntia Amorin, explica que todo o trabalho é desenvolvido em comum acordo com os proprietários dos terrenos e especialistas e sem nenhum ônus a eles. “O programa oferece toda a mão de obra, insumos e equipamentos necessários para as ações do projeto, não há custos para os produtores. Eles participam de todo o processo - desde a elaboração do projeto - e aprovam e autorizam cada uma das etapas”. Ainda segundo a bióloga, nos terrenos serão realizados o controle de erosão e assoreamento (com a construção de terraços e barraginhas), a preservação das Áreas de Preservação Ambiental, APPs (com o cercamento e recuperação de vegetação) e o saneamento básico (com o tratamento de esgotos e  gestão dos resíduos).

 

Consultoria -  Para a implantação do programa em Igarapé, a Prefeitura buscou apoio técnico na cidade de Extrema. A cidade, localizada no sul de Minas Gerais, recebeu prêmios nacionais e internacionais pelo pioneirismo no modelo de conservação das águas do município. Durante o evento, a Prefeitura assinou convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, Fundag, que vai dar suporte técnico no desenvolvimento da metodologia para a implantação do programa em Igarapé. 



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página