Igarapé, 20 de outubro de 2017

Prefeitura Municipal de Igarapé

Você sabia?
Imprimir Email

Saúde

Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

por Asssessoria de Comunicação

02/10/2017 14:28

O Outubro Rosa, campanha de nível nacional, é uma das medidas que chama a atenção das mulheres para a importância de se realizar o exame que previne o câncer de mama. Intensificando as medidas de prevenção no município, Igarapé recebe, do dia 9 ao dia 20 de outubro, a Unidade Móvel de Mamografia, que disponibilizará mais de 400 exames.

 

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos, ou com características de fator de risco, podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, onde os profissionais estarão preparados para passar maiores orientações.

 

A Unidade Móvel de Mamografia ficará na Policlínica, a partir das 08h30min. Além dessa iniciativa, diversas ações de prevenção serão realizadas nas UBSF por todo o município.

 

Prevenção

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) a prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

 

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário.

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página